DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

sábado, 9 de novembro de 2013

SACI-PERERÊ

“A cultura do saci mostra como o povo, principalmente os setores mais humildes da população, constroem formas de resistência diante de vários processos, sejam eles de exploração da condição de trabalho, seja da discriminação social, mas também com relação à supervalorização de elementos da cultura estrangeira em detrimento da cultura popular brasileira.” Chico Nunes, professor de Filosofia da Faculdade Cásper Líbero

PROFESSOR: Procure explorar as características das lendas: a personificação das personagens.
Características de uma Lenda:
- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
- Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.
- Usa fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade. - Faz parte da realidade cultural de todos os povos.
Livro saci perere folclore mágico
* Realizar a discussão oral sobre o(os)filme(s).
Fonte:YouTube.Sítio do Picapau Amarelo -O Saci. Disponível em:
SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO-O SACI. VÍDEO http://youtu.be/Sf48Dzegid0

SACI-PERERÊ

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil.

O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.
Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico.

Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia um gorrinho vermelho.
A principal característica do saci é a travessura, ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas. Por ser muito moleque ele acaba causando transtornos, como: fazer o feijão queimar, esconder objetos, jogar os dedais das costureiras em buracos e etc.

Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos.
Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.
Diz também a lenda que os Sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.
Fonte: Saci-Pererê. Disponível em:http://www.brasilescola.com/folclore/saci-perere.htm

MÚSICA: SACI-PERERÊ;
  http://www.ouvirmusica.com.br/sitio-do-picapau-amarelo/1963395/


Fonte:CLIPE "A DANÇA DO SACI" (CLIP, "Saci's dance". Disponivel em:
http://youtu.be/SuJimjNEN-A



Fonte: YouTube. VOU CAÇAR SACI. Curta Produzido em quadro a quadro pela MITO SOROCABA PRODUÇÕES com desenhos à mão livre de Augusto Torrine e edição de Antonio Donato. Disponível em

Objetivos: Aprender que as capas de livros e revistas apresentam elementos importantes para a compreensão dos textos que estes suportes veiculam; Comparar e perceber as diferenças e semelhanças de capas de suportes diversos.
 

Comparação entre suportes
As orientações a seguir visam facilitar o trabalho de identificação das finalidades da leitura a partir do conhecimento das características do suporte (livro ou revista) e das informações contidas na capa destes materiais.
Organize duplas de trabalho. Para cada uma delas deixe disponíveis os suportes: revistas (Recreio, Turma da Mônica, Super Interessante etc.), álbum de figurinhas e outros. Nesta observação as duplas deverão registrar:
Leitura do texto:


  
Fonte:O saci. Monteiro Lobato. Disponível em:
https://afroxe.com.br/



 
 




MATEMÁTICA








http://escolasoldadinhodejesus.blogspot.com.br/
Como prender um saci na garrafa 
                                                                                                                                                  fonte:saci na garrafa.Disponível em:


Um comentário: