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segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL: plano de curso

Educação Infantil .
O Plano de Curso da Educação Infantil, seguindo as matrizes, apresenta a seguinte estrutura:.

• Aonde chegar, objetivos gerais da Educação Infantil que apontam o que se espera que a criança domine em longo prazo ;.
.
• Como chegar, O que fazer para chegar, conteúdos dos eixos de trabalho, distribuídos em três categorias:.
.
o Conteúdos Conceituais: que dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos e princípios;.
o Conteúdos Procedimentais: referem-se ao saber fazer;.
o Conteúdos Atitudinais: que estão associados a valores, atitudes e normas..
.
•Ao chegar faz necessário saber se…, avaliação que se dará por observação, registros e portfólios individuais do aluno.
O trabalho na Educação Infantil está centralizado em conteúdos procedimentais devido às especificidades da faixa etária; portanto, depende muito da postura e das situações didáticas utilizadas pelo educador para que as competências infantis sejam estimuladas e as habilidades desenvolvidas.
Um elemento que merece destaque é o aspecto lúdico, tão presente e necessário no universo infantil. Uma prática pedagógica que muito favorece o referido desenvolvimento é o brincar, pois se trata de um instrumento pedagógico que atende às necessidades tanto de aprendizagem como de ensino.
Cabe ainda dizer que, em razão dos conteúdos conceituais, manteve-se a divisão por eixos de trabalho, o que, no entanto, não invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada área do conhecimento, o que, em sua maioria, constrói-se por meio dos conteúdos conceituais, é por intermédio da aprendizagem dos outros conteúdos – os procedimentais e os atitudinais – que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos também se aplicam com exclusividade a um eixo de trabalho, porém, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianças, esses perpassam todas as áreas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. É nesse sentido, portanto, que o planejamento deve se orientar, buscando garantir a construção dos saberes próprios de cada eixo de trabalho, concomitantemente à dos que se apreendem de uma forma transversal..
Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais específicos de cada eixo, não estamos dizendo que o vínculo entre esses saberes não possa ser estabelecido, até porque ele existe naturalmente nos conhecimentos instituídos, mas sim que há conceitos próprios de Linguagem Oral e Escrita, os quais não dizem respeito à Matemática e vice-versa. Portanto, não é necessário “forçar” tal aproximação, criando situações de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, há conceitos que pertencem a mais de um eixo, demandando, assim, que sejam construídos interdisciplinarmente..



Disponível em:
http://www.slideshare.net/slideshow/view/3178609?login=vanusavalerio&title=conceitos-3178609
                                LINGUA PORTUGUESA
                          OBJETIVOS
O Na ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão.

O No interesse pela leitura de histórias.
O Na escolha de livros para ler e epreciar.
O No reconhecimento de seu nome escrito.
O Na familiarização e no interesse pela escrita de palavras e textos.
CONTEÚDOS
Conteúdos Conceituais.
FALAR E ESCUTAR.
O Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como:.
# trava-línguas.
# parlendas.
# adivinhas.
# quadrinhas.
# poemas.
# canções..
O Uso da linguagem oral para:.
# conversar.
# brincar.
# comunicar.
# expressar.
desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos.
# relatar suas vivências nas diversas situações de interação.
# Reconto de histórias com auxílio de material e ajuda do professor..
# Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa..
# Participação em situações que envolvam a necessidade de expor suas ideias e ponto de vista..
PRÁTICAS DE LEITURA.
O Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo..
PRÁTICAS DE ESCRITA.
O Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita..
# produção de texto (O professor como escriba na escrita de textos coletivos)..
# lista de palavras (tendo como suporte figuras)..
# Escrita do próprio nome.
Conteúdos Procedimentais.
O Produção de textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins..
O Prática de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita..
PRÁTICAS DE LEITURA.
O Participação nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como:.
#contos.
# poemas.
# notícias de jornal.
# informativos.
# parlendas.
# trava-línguas etc..
O Participação em situações de leitura espontânea.
O Uso de diferentes fontes de leitura: #livros.
#revistas .
#histórias em quadrinhos.
# jornais.
#informes.
como proposta de lazer e conhecimento da língua..
Conteúdos Atitudinal.
PRÁTICAS DE ESCRITA.
O Respeito pela produção própria e do outro..
O Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento..
MATEMATICA 
OBJETIVOS
O No reconhecimento e valorização dos números, das operações numéricas, das contagens orais e das noções de espaço/forma com ferramentas necessárias no seu cotidiano.   
O Na comunicação de idéias, de hipóteses, de processos matemáticos utilizados em situações-problema relativas à quantidade, espaço físico e medida 
O Na busca de suas próprias estratégias e na capacidade de lidar com situações matemáticas novas
Conteúdos Conceituais
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO 
O Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
O Reconhecimento e identificação da grafia numérica.
Conteúdos Procedimentais
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
O Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. 
O Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
O Participação na resolução de situações-problema, surgida no dia-a-dia. 
GRANDEZAS E MEDIDAS
O Marcação do tempo por meio de calendários.
ESPAÇO E FORMA
O Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.
O Representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações.
O Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras.
O Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
O Identificação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, brincadeiras e diversas situações.
 CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS
OBJETIVOS
O No estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
O No estabelecimento de algumas relações entre o ambiente e as formas de vida a partir das transformações decorrentes da ação do homem e dos fenômenos da natureza.
O No desenvolvimento de atitudes de respeito e preservação à vida, bem como atitudes relacionadas à saúde.
O No conhecimento das relações entre seres humanos e a natureza e as formas de utilização dos recursos naturais.
Conteúdos Conceituais
FAMÍLIA E ESCOLA
O Identificação dos elementos que constituem os diversos grupos familiares (composição, nome e características dos membros).
O Identificação da escola e dos seus diversos espaços.
O Identificação de algumas pessoas que trabalham na escola e as funções que desempenham.
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO 
O Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito.
O SER HUMANO
O Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas
Conteúdos Procedimentais
FAMÍLIA E ESCOLA
O Conhecimento da origem de sua Escola.
O Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio.
O Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
O Participação em atividades que envolvam histórias do nome.
BAIRRO E CIDADE
O Observação das características da paisagem local.
ANIMAIS E PLANTAS
O Observação de algumas espécies de animais e vegetais.
PRESERVAÇÂO DO MEIO AMBIENTE, RECICLAGEM E REUTILIZAÇÃO
O Participação em ações que mantenham o meio ambiente saudável e preservado.
HIGIENE, ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
O Identificação dos procedimentos necessários para a higiene corporal adequada.
O Conhecimento de ações relacionadas à boa saúde (alimentação, descanso,lazer e esporte).
DIVERSIDADE CULTURAL E DATAS COMEMORATIVAS
O Participação em atividades, jogos, canções, histórias e brincadeiras pertencentes às tradições de nossa cultura.
FENÔMENOS NATURAIS
O Observação das estações do ano e condições climáticas no dia-a-dia.
Conteúdos Atitudinais
FAMÍLIA E ESCOLA
O Respeito e valorização da família e da escola.
ANIMAIS E PLANTAS
O Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados a animais, plantas, pessoas e ambientes.
HIGIENE, ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
O Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes e à sua conservação.
DIVERSIDADE CULTURAL E DATAS COMEMORATIVAS 
O Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
ARTE
OBJETIVOS
ARTES VISUAIS
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.
O Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte.
MÚSICA
O Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.
O Na identificação de sons ambientais.
TEATRO
O Na criação de desenhos, colagens, pinturas, modelagens partindo das histórias contadas no dia-a-dia (espaço cênico, personagens e ação dramática).
DANÇA
O No experimento e pesquisa de diversas formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço (caminhos, direções e planos)
O Na participação de manifestações da cultura corporal.
O Na descrição oral das partes do corpo e suas funções.
                                                    Conteúdos Conceituais
ARTES VISUAIS
APRECIAÇÃO
O Conhecimento da diversidade de produções artísticas, como:
# desenhos,
# pinturas
# esculturas
# construções
# fotografias
# colagens
#ilustrações
#cinema, etc
Conteúdos Procedimentais
O FAZER ARTÍSTICO
O Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir da realidade do cotidiano infantil.
O Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
O Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico.
APRECIAÇÃO
O Apreciação das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de alguns elementos da linguagem plástica.
O Apreciação de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
O Observação e identificação de imagens diversas.
Conteúdos Atitudinal
O FAZER ARTÍSTICO
O Organização, cuidado e preservação do material produzido e do espaço utilizado.
O Respeito e valorização da produção individual, coletiva e das obras de arte em geral.
O Cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com suportes e materiais de arte
MÚSICA
Conteúdos Procedimentais
O FAZER MUSICAL
O Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
O Participação em jogos e brincadeiras sonoras que envolvam canto, danças, silêncio e ritmos diferentes.
O Repertório de canções para desenvolver a memória musical.
O Utilização de instrumentos musicais e materiais sonoros.
APRECIAÇÃO MUSICAL
O Escuta de obras musicais variadas.
EDUCAÇÃO  FÍSICA
OBJETIVOS
JOGOS E BRINCADEIRAS
O No desenvolvimento da socialização nos jogos e brincadeiras demonstrando solidariedade e respeito.
O Na prática de jogos simbólicos.
O Na organização autônoma de alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais.
O No desenvolvimento de cuidados simples de higiene.
O Na ampliação progressiva e constante das habilidades básicas.
                                             Conteúdos conceituais
EXPRESSIVIDADE 
O Conhecimento das sensações do próprio corpo.
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
O Conhecimento e controle sobre o corpo e movimento.
Conteúdos Procedimentais 
EXPRESSIVIDADE
O Utilização expressiva do movimento nas situações cotidianas e brincadeiras, otimizando os espaços.
O Percepção do ritmo para expressar-se corporalmente (dança, brincadeiras e outros movimentos).
O Ampliação dos movimentos pela utilização de diferentes modalidades de dança.
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
O Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e movimentar-se.
O Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Conteúdos Atitudinais 
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
O Valorização de suas conquistas corporais.


O Respeito às diferenças entre os colegas, por meio de atividades de cooperação. 
                      
              
PROJETO:“EDUCAR PARA A CIDADANIA”

OBJETIVOS
IDENTIDADE E AUTONOMIA
O Na compreensão por meio de atividades diversas (textos, vídeos, conversas, dramatizações) a composição da família bem como suas diferenças (família direta ou indireta).
O Percebendo-se como parte integrante de pequenos grupos (escola, família, igreja) e, assim da sociedade.
O Na identificação e valorização do que se aprendeu e sua utilidade na vida.
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com os idosos, percebendo a importância deles para a nossa existência.
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.
  Conteúdos Conceituais
O Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social.
O Reconhecimento e identificação de objetos pessoais e de uso coletivo.
O Conhecer a própria história e da família, sentindo-se participante dela.
Conteúdos Procedimentais
O Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
O Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
O Participação de meninos e meninas igualmente nas diversas brincadeiras.
O Participação em pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
O Higiene das mãos, dentes e uso dos sanitários, com ou sem ajuda.
O Interesse em experimentar novos alimentos e comer com e sem ajuda.
O Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.
O Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência.
O Participação na preservação e organização dos objetos de uso pessoal e coletivo.
O Reconstrução da história do aluno, da escola, ajudando-o a compreender que essas histórias devem ocorrer simultaneamente.
Conteúdos Atitudinal
O Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas.
O Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive.
O Uso do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
O Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura etc.
O Valorização da limpeza e aparência pessoal.
O Respeito e valorização da cultura do seu grupo de origem e de outros grupos.
O Respeito e valorização da cultura do seu grupo de origem e de outros grupos.
O Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
O Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
BIBLIOGRAFIA
* BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. 
Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il. Volume 1: Introdução; volume 2: Formação pessoal e social; volume 3: Conhecimento de mundo. 1. Educação infantil. 2. Criança em idade pré-escolar. I. Título.
* MOGI DAS CRUZES, Secretaria Municipal.Matrizes Curriculares Municipais para Educação Básica: 9 anos - Lingua Portuguesa, Matemática, Ciências Sociais e Naturais. Secretaria Municipal de Educação. Mogi das Cruzes.SME,2009
BRASIL, Conselho Nacional De Educação / Câmara De Educação Básica – Parecer 022/98 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 1998.
http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/e107_files/downloads/plano%20de%20curso/pre_escola.pdf

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