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sábado, 7 de dezembro de 2013

MINHA VIDA COR DE ROSA-filme



Que os alunos possam: 
O Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano;
O Identificar e repensar tabus e preconceitos referente à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes e analisando criticamente os estereótipos;
O reconhecer como construções culturais a s características socialmente atribuídas ao masculino e feminino, posicionando-se contra discriminações a eles associadas;
O identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimento e desejos do outro;
O filme "Minha vida em cor de rosa".Tem um tema complexo, e é conduzido pelo diretor A. Berliner de forma singular e delicada, através da estória de Ludovic Fabre, um garoto de sete anos que não se reconhece como menino, que se sente e comporta como uma menina.
O filme inicia em uma festa que seus pais oferecem aos vizinhos do bairro para onde mudaram recentemente, onde Ludovic aparece maquiado e com um vestido de princesa.
Para disfarçar o constrangimento, seus pais alegam tratar-se de uma brincadeira e dizem que o menino é "ótimo em disfarces". Quando questionado por eles, em separado das visitas, sobre o motivo de ter se vestido daquela maneira ele responde que era para "ficar bonita", se expressando também verbalmente no gênero feminino, sendo duramente criticado pelos pais, que o obrigam a mudar de roupa.
A intolerância ao seu comportamento, considerado inadequado, inicia em sua própria família, que tem problemas para lidar com aquele filho que é tão diferente dos demais. Nossa sociedade tem grandes dificuldades em aceitar e conviver diretamente com tudo aquilo que é diferente dos padrões estabelecidos.
A situação se agrava quando Ludovic se envolve emocionalmente com o filho do chefe de seu pai, por quem se apaixona e pretende casar, acreditando que em algum momento de sua vida irá se transformar em menina, acertando assim o descompasso que existe entre seu pensamento e seu corpo.
Não tendo certeza sobre a melhor maneira de lidar com aquela situação, seus pais passam a alternar momentos de permissão com outros de rígida vigilância e repúdio ao seu comportamento, fazendo com o menino fique ainda mais confuso sobre a sua sexualidade.
Em muitos momentos ele refugia-se no mágico mundo das bonecas, misturando realidade e fantasia, tudo colorido pelos tons de rosa, onde ele pode ser feliz do jeito que é.
By
JULIANA ULRICH
KATIA L. DAUDT
MAYTÊ LOPES*
 Questões que podem nortear a discussão em sala de aula:
*Mas será que esta realidade que Ludovic e sua familia presenciaram está muito distante da nossa realidade?
*Como lidar com o diferente?
*Como e quando uma criança começa a traçar sua própria identidade?
*São os pais que não sabem educar seus filhos?
*Será que toda a criança deve nascer gostando de brincar e fazer as mesmas coisas?
*Todos os meninos devem jogar futebol, brincar de carrinho e vestir camiseta e bermuda azul? E todas as meninas têm que gostar de brincar de boneca, fazer balé e usar vestido rosa?
Assista aqui:
Saiba mais sobre o assunto em:
Embora o tema Sexualidade cause polêmica e ainda tenha muito o que ser estudado e pensado, o filme, a roda de conversas e a dinâmica possibilitará uma reflexão sobre as relações interpessoais no ambiente escolar.

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