DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PORTINARI - UMA AULA DE HISTÓRIA



ARTES VISUAIS
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.
O Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte.
MÚSICA
O Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.
O Na identificação de sons ambientais.


TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA, CULTURAL, SOCIAL E ECONÔMICA
O Na identificação das relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais em diferentes tempos.
O Na identificação dos diferentes tipos, funções e origens de organizações urbanas e rurais. 
 RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA 
 O No reconhecimento das ações humanas nas mudanças e permanências das paisagens urbanas e rurais em diferentes épocas. 
 O Na utilização da linguagem cartográfica para representar informações observando a necessidade de indicação de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação. 
 O Na valorização da técnica e da tecnologia a favor da preservação e conservação do ambiente e da manutenção da qualidade de vida. 
 O Na identificação de diferentes manifestações de energia – luz, calor, eletricidade e som – e no conhecimento de alguns processos de transformação. 
 O No reconhecimento do papel da sociedade e da natureza na construção das paisagens urbanas e rurais em diferentes regiões do Brasil.


CONHECIMENTO DE SI
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com os idosos, percebendo a importância deles para a nossa existência.
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na sensibilização de questões sociais que demandam solidariedade.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.
MEIO AMBIENTE
O Na demonstração de respeito e sabedoria no cuidado com a natureza (cuidado com animais, água, plantas etc...) valorizando-a como importante para sua vida.
O Na demonstração de atitudes de respeito ao bem comum, como forma de preservação (patrimônio, escola, mobiliário e materiais escolares, prédio etc...)


Fonte: Youtube.Programa Traçando Arte - Cândido Portinari. disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=z697mJT4CQc

Fonte:Youtube.Portinari,Candido Portinari. disponível em:
Fonte: Portinari e a Turma do Plenarinho. Disponível em: http://www.plenarinho.gov.br/diversao/cartilhas 

História do Brasil Cantada - A PRIMEIRA MISSA, narrada e musicada na maravilhosa Coleção Disquinho para crianças. Histórias lindas para cantar, dormir e sonhar.


                                                  Fonte: YouTube.A PRIMEIRA MISSA. Disponível em:
                                          https://www.youtube.com/watch?v=hrAniUBV_10

Fonte: YouTube.A descoberta do Brasil. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=xbpiYtYTZxM

Chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.
Técnicas de Navegação - Portugal;
Pero Vaz de Caminha;
Caravela de Ataíde;
Frota de Cabral;
Frei Henrique Soares;
Portugueses e os índios Tupiniquins.
"Com o surgimento das Bandeiras e das atividades de caça e apresamento dos índios, os jesuítas entraram em conflito com os bandeirantes. Na década de 1640, os bandeirantes expulsaram os jesuítas de São Paulo. Muitas missões jesuíticas, além das que se fixaram em Piratininga, foram destruídas pelos bandeirantes." Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia-b..
Fonte: YouTube.Bandeirantes X Jesuítas. disponível em:

fonte: Youtube. pateta o Gaúcho. Disponível em:




Minha jangada vai sair pro mar ...
linda música brasileira do nordeste.
Fonte: YouTube. Minha Jangada. Disponível em: 

Fonte:YouTube. Rio de lágrimas. Disponível em:

Fonte:YouTube. Boi Bumbá. Disponível em:

Fonte: YouTube.Seu Gori, o garimpeiro. Disponível em:


                                                     Fonte:YouTube. Amigos do Céu José de Anchieta. Disponível em:
                                                            https://www.youtube.com/watch?v=KCw1xrQqY8s


Fonte: YouTube. CEAC Frevo. Disponível em: 

Fonte: YouTube. Dia da baiana do Acarajé. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário