DIREITOS AUTORAIS

Comunicado sobre os créditos e autoria

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail denisemafer@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CARNAVAL - 1º ANO e 2º ANO


         1º ANO e 2º ANO
 NA PRÁTICA DA ORALIDADE

O Na ampliação de suas possibilidades de comunicação e expressão.
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
O Na utilização da linguagem oral nas diferentes situações de comunicação.
O Na compreensão dos sentidos nas mensagens orais e escritas.
  NA PRÁTICA DA LEITURA
O No interesse pela leitura de histórias.
O Na leitura de textos de diferentes gêneros.
NA PRÁTICA DA ESCRITA
O Na escrita de seu nome escrito e de outras pessoas.
O Na familiarização e no interesse pela escrita de palavras e textos
O Na produção de textos escritos coesas e coerentes, de diferentes gêneros, utilizando a escrita alfabética.
 


ESPAÇO E FORMA
O No reconhecimento e na valorização das noções de espaço/forma como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
O No estabelecimento de pontos de referência para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço.




 TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA, CULTURAL, SOCIAL E ECONÔMICA
O No estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social, outros grupos e gerações.
O Na ampliação de sua autoconfiança, independência e autonomia.
O No conhecimento de fatos históricos, políticos, sociais e geográficos de seu grupo de convívio escolar e de sua localidade.
O Na identificação de documentos históricos como fonte de informação.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS E UNIVERSO
O No estabelecimento de algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
O No desenvolvimento de atitudes que valorizam a saúde e o bem-estar coletivo.


1º E 2º ANO
ARTES VISUAIS
O Na criação de trabalhos de artes, desenvolvendo a criatividade.
O Na prática de observação, leitura e apreciação de obras de arte.
MÚSICA
O Na percepção e identificação de elementos da linguagem musical.
DANÇA
O Na participação de manifestações da cultura corporal.



CONHECIMENTO DE SI
O Na identificação e valorização do que se aprendeu e sua utilidade na vida.
O Na percepção da importância de saber ouvir e esperar a sua vez de falar (limites).
O No entendimento e incorporação de vocabulário rico e de respeito (palavrinhas mágicas: agradecer, pedir, esperar a vez, pedir desculpas etc...)
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com os idosos, percebendo a importância deles para a nossa existência.
O No entendimento de que a prática da obediência, do amor, do respeito e da fé são elementos relevantes para seu crescimento e formação pessoal.
O Na busca da justiça para o enfrentamento das situações de conflito.
O Na atuação de forma colaborativa nas relações pessoais.
VALORES MORAIS COLETIVOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL
O Na participação de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração.
O Na sensibilização de questões sociais que demandam solidariedade.
O Na apresentação de comportamento e atitudes de respeito e solidariedade para com seus coleguinhas, percebendo o valor do respeito independente da idade.
O No entendimento e assimilação de questões primordiais de respeito às diferenças (inclusão social).
O Na percepção e respeito aos diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
O No respeito e entendimento da necessidade da existência de regras para organização de elementos
essenciais para a convivência (tempo, espaço, pessoal, coletivo...).
O No uso do diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
O No reconhecimento da importância de se pensar nas conseqüências de uma palavra mal colocada e de uma ação realizada sem analisá-la (pensar antes de falar e o arrependimento) como pontos fundamentais para sua convivência.
MEIO AMBIENTE
O Na demonstração de atitudes de respeito ao bem comum, como forma de preservação (patrimônio, escola, mobiliário e materiais escolares, prédio etc...)




















fonte:COLEÇÃO:O DIA-A-DIA DO PROFESSOR VOL7 ED. FAPI LTDA
GERUSA RODRIGUES PINTO
REGINA CÉLIA VILLAÇA LIMA
CLÁUDIA SANTANA L.F. LIMA
CRISTINA DO VALLE G. PIRES







Colaboração da amiga Rita de Cassía, disponível em: 











JOGOS
Vista a Fantasia
Bolo de carnaval
Baú das Fantasias
Bateria da escola de samba
Forca
fonte: YouTube.Origem do carnaval para educação infantil. disponível em:
fonte.Youtube. Teatro Infantil:Carnaval dos animais. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário